Go Down
  • IMG 5850
    H. M. Borges - Um vinho com História
  • IMG 5871
    H. M. Borges - Um vinho com Cultura
  • IMG 5890
    H. M. Borges - Um vinho com Tradição
  • IMG 5896
    H. M. Borges - Um vinho de Qualidade
  • IMG 5916
    H. M. Borges - Um vinho com Cultura

O equilíbrio da acidez

Os nossos solos são de origem vulcânica, onde predomina o basalto, muito ricos em matéria orgânica e ácidos, expostos directamente à insolação e à brisa marítima.
O clima na ilha sofre influência de nordeste durante quase todo o ano. A variedade de microclimas com origem nas condições topográficas é deveras espantoso. Os verões são quentes e húmidos e os Invernos amenos. Nas zonas vitícolas encontramos os climas sub-húmido e húmido a árido, conforme a costa e altitude.

Estas condições aliadas ao sistema de condução tradicional da vinha em pérgola, com a consequente dificuldade na maturação fisiológica das uvas, e aos rendimentos muito elevados, comprometem muitas vezes a maturação das uvas, proporcionando vinhos com níveis de acidez muito elevados, característica marcante de todos os vinhos da Madeira.

 

O Terroir dos nossos vinhos!

De acordo com o Guia Larousse “Terroir é uma palavra francesa sem tradução em nenhum outro idioma. Significa a relação mais íntima entre o solo e o micro-clima particular, que concebe o nascimento de um tipo de uva, que expressa livremente sua qualidade, tipicidade e identidade em um grande vinho, sem que ninguém consiga explicar o porquê.”

Nós sabemos porquê! Porque os vinhos H.M. Borges reflectem na sua essência um terroir de características únicas e excepcionais associado à geologia, topografia da região vitivinícola, orografia, clima e microclima, condução da vinha, vinificação, castas, intervenção humana, cultura, história, tradição e saber dos homens e mulheres da ilha da Madeira.